Buscar

Turquia adere aos programas Europa Horizonte, Erasmus + e Corpo Europeu de Solidariedade



A Comissão Europeia e a Turquia assinaram, no passado dia 27 de outubro, três acordos que concedem o estatuto de associação a programas da União Europeia para o período 2021-2027: Europa Horizonte, Erasmus + e, Corpo Europeu de Solidariedade.

Investigadores, inovadores, estudantes, alunos, estagiários, professores e jovens podem agora participar nas mesmas condições que os participantes dos Estados-Membros da União Europeia.

A comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel, e o Embaixador, diretor de Assuntos da UE e Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Faruk Kaymakcı, assinaram os três acordos, que fortalecem ainda mais a aliança entre a União Europeia e a Turquia em prioridades comuns, como a dupla transição verde e digital.

A comissária Maryia Gabriel afirmou: “Dou as boas-vindas à Turquia ao Horizon Europe, ERASMUS + e ao Solidarity Corps. A participação turca na nova geração dos nossos programas da UE irá reforçar ainda mais as suas capacidades e apoiar a integração no Espaço Europeu da Investigação e, no Espaço Europeu da Educação.”