Buscar

Roteiro Erasmus+ na Região Autónoma dos Açores



No âmbito da iniciativa do Roteiro Erasmus+, a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação esteve nos Açores de 2 a 5 de novembro.

Esta visita à ilha de São Miguel, permitiu ter um contacto mais direto com as instituições e jovens desta região, apresentar o novo programa Erasmus+ (2021-2027), desenvolver formas de cooperação direta entre a Agência Nacional e o Governo Regional dos Açores, promover a educação e formação como reposta às especificidades da região autónoma, promover o mar, o desenvolvimento e descoberta do espaço e da mobilidade como áreas de intervenção prioritária ao serviço do programa Erasmus+. Por fim, ficou o compromisso de desenvolver uma estratégia comum, com destaque na disseminação do programa por toda a população da região autónoma dos Açores. No primeiro dia (2 de novembro), a Agência Nacional esteve na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, para uma sessão junto dos docentes e estudantes de apresentação do novo Programa Erasmus+, que contou com a presença e intervenção da Secretária Regional da Educação, Sofia Ribeiro. O Centro Europe Direct dos Açores também esteve presente, no qual Margarida Sodré fez uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido pela organização.

O dia 3 de novembro foi dedicado ao Ensino Superior, no qual a Agência Nacional reuniu com a Reitoria da Universidade dos Açores, durante o período da manhã. A Vice-Reitora, Susana Leal, afirmou “somos uma universidade de pequena dimensão, ultraperiférica que quer aproveitar as oportunidades do programa para estar mais perto da Europa. Por conta das relações do passado em termos de emigração. O programa Erasmus+ vem permitir esta viragem à Europa e, abrir as mentes dos jovens para uma saída das ilhas para outras zonas geográficas na Europa.”

Já no período da tarde, foi realizada uma sessão de divulgação e informação aos docentes universitários e, uma tertúlia com os jovens alunos, que permitiu ouvir as suas opiniões e dúvidas. No terceiro dia, a Agência Nacional esteve na Escola Secundária Domingos Rebelo, para um encontro Erasmus+, para partilha de experiências não só dos docentes sobre os projetos desenvolvidos, como dos jovens alunos que estiveram de Erasmus.

No último dia, a Agência Nacional foi recebida na Presidência pelo Governo Regional dos Açores, e reuniu com o Presidente José Bolieiro, no qual no qual foram abordados temas sobre a educação e formação e, o novo programa Erasmus+ (2021-2027). No final da reunião a diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, Cristina Perdigão, assumiu "total disponibilidade da Agência para colaborar com o Governo Regional para levar as oportunidades do programa a toda a comunidade, principalmente a novos públicos, tornando o programa cada vez mais inclusivo". Frisou ainda a disponibilidade, no seguimento do convite do Governo Regional, para "regressar e procurar cooperar na estratégia de afirmação na região no programa Erasmus+ nas áreas da Educação e Formação.