Buscar

Roteiro Erasmus+ EF Madeira


As condições meteorológicas adversas, que se fizeram sentir na Região Autónoma da Madeira, obrigaram a uma concentração das atividades previstas para 3 dias de Roteiro Erasmus+ EF em apenas dois.


Os dois dias do Roteiro Erasmus+ EF, especial 35 anos do programa Erasmus+, foram repletos de atividades e contatos. O primeiro dia começou com uma reunião com Jorge Carvalho, Secretario Regional da Educação, Ciência e Tecnologia, seguida de uma reunião de trabalho com as direções escolares da região.

A tarde foi dedicada ao lançamento das comemorações dos 35 anos do Programa Erasmus+.


O evento, que teve início com uma intervenção do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, contou com 3 momentos de partilha e informação, um primeiro painel Erasmus+ e a Europa, com a participação do Secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, a Diretora da Agência Nacional, Cristina Perdigão, a presidente da ESN Portugal, Ana Rita Dias, e Marco Teles, representante do Centro Europe Direct da Madeira, que abordou várias temáticas relacionadas com a Europa e o Programa.


O segundo momento levou Tiago Diniz a levantar o véu sobre as Celebrações dos 35 anos do Programa, previstas pela Agência Nacional, e apontar as principais prioridades e atividades para o abo 2022.


O terceiro painel, Testemunhos Erasmus, juntou Helena Borges, professora participante no programa, Vicky Freitas, aluna participante ligado ao ensino escola Cláudia Teixeira Gomes, alumni Erasmus 1994 e atual trabalhadora da Agência Nacional que falaram das suas experiências. Neste painel tivemos ainda a oportunidade de falar da extensão do programa e do surgimento de iniciativas paralelas como a Iniciativas Role Models, onde tivemos os testemunhos de Lídia Canha e Patrícia Gonçalves. Da Câmara Municipal de Câmara de Lobos.

O evento contou ainda com dois momentos culturais proporcionados pelo Conservatório – Escola de Artes da Madeira.

Assista a todo o evento aqui.

O segundo dia, começou no Colégio dos Jesuítas, onde a comitiva da Agência Nacional foi recebida pela vice-reitora da Universidade da Madeira Elsa Fernandes. No Campus da Penteada, realizamos duas sessões de partilha, uma com os Professores e outra com alunos para fazer chegar as oportunidades do Programa aos destinatários finais.