Buscar

Parcerias Erasmus + para Inovação - Projetos Futuros 2022



Participe na Sessão de Informação Online: Parcerias Erasmus + para Inovação - Projetos Futuros 2022, promovida pela Comissão Europeia, que se realizará no próximo dia 18 de janeiro, em inglês, das 9:00 às 15:30, para descobrir tudo o que precisa saber sobre a ação, o convite, as prioridades políticas e o procedimento de candidatura para as oportunidades de financiamento de Projetos em 2022 no âmbito da Ação-chave 2 do Programa Erasmus+.


Após a recente pandemia, a necessidade de inovação dos sistemas de educação e formação nunca foi tão grande. A inovação no ensino e na aprendizagem é fundamental, tanto a nível individual como institucional.


Estas abordagens inovadoras não devem apenas fornecer aos trabalhadores de hoje e amanhã os conhecimentos e capacidades adequadas para os mercados de trabalho em rápida mudança, mas também devem equipar a força de trabalho de hoje e de amanhã com criatividade e a capacidade para enfrentar a crescente complexidade dos desafios sociais que todos nós enfrentamos, como as mudanças climáticas , proteção da biodiversidade, energia limpa, saúde pública, digitalização e automação, inteligência artificial, robótica e análise de dados.


Esta ação visa fomentar a inovação, a criatividade e a participação, bem como o empreendedorismo social em diferentes domínios da educação e da formação, dentro de setores ou entre setores e disciplinas.


Os Projetos Prospetivos são projetos de grande escala que visam identificar, desenvolver, testar e / ou avaliar abordagens (políticas) inovadoras que têm o potencial de se tornarem integradas, melhorando assim os sistemas de educação e formação no sentido de apoiar ideias futuras que respondam às principais prioridades europeias e contribuam para a melhoria dos sistemas de educação, formação e juventude, bem como proporcionar um efeito inovador substancial em termos de métodos e práticas para todos os tipos de aprendizagem e contextos de participação ativa na Europa. coesão social.


O objetivo é apoiar projetos de cooperação transnacional que implementem um conjunto coerente e abrangente de atividades setoriais ou intersectoriais que:

a) Fomentem a inovação em termos de escopo, métodos e práticas inovadores e / ou

b) Assegurem a transferência de inovação (entre países, setores políticos ou grupos-alvo), garantindo assim a nível europeu uma exploração sustentável dos resultados de projetos inovadores e / ou transferibilidade para diferentes contextos e públicos.


Os três Grupos deste convite são os seguintes:


Grupo 1: Prioridades intersectoriais

Os projetos neste grupo podem abordar diferentes setores educacionais ou fazer a ponte entre os setores educacionais. Eles devem abordar uma das duas seguintes prioridades:

Prioridade 1: Apoiar a educação digital inclusiva e de alta qualidade, de acordo com o Plano de Ação da Educação Digital Prioridade 2: Apoiar sistemas de educação e formação para se adaptar à transição verde


Grupo 2: Ensino e Formação Profissional (EFP)

Os projetos neste grupo dirigem-se ao setor de EFP. Estes projetos apoiam a implementação dos princípios e objetivos do Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, da Agenda Europeia de Competências, da Recomendação do Conselho sobre o ensino e formação profissional para a competitividade sustentável, justiça social e resiliência e a Declaração de Osnabrück sobre o ensino e formação profissional como um facilitador de recuperação e apenas transições para economias digitais e verdes. Eles devem abordar uma das três seguintes prioridades:

Prioridade 3: Apoiar o Pacto para as Competências; Prioridade 4: Estruturas e mecanismos de investigação aplicada em EFP; Prioridade 5: Competências verdes no setor de EFP.


Grupo 3: Educação de adultos (AE)

Estes projetos apoiam a implementação dos princípios e objetivos do Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, da Agenda Europeia de Competências e da Recomendação do Conselho sobre Vias de Melhoria: Novas Oportunidades para Adultos. Eles se dirigem ao setor de educação de adultos e devem abordar a seguinte prioridade:

Prioridade 6: Caminhos de Aprimoramento: Novas Oportunidades para Adultos.


O orçamento total atribuído à ação é de 46 000 000 EUR.


(Tradução da noticia da comissão europeia, pode ver o texto original aqui: Online Info Session: Erasmus+ Partnerships for Innovation – Forward-Looking Projects 2022 (europa.eu)