Buscar

MUSIC4L-MENTE - Ciclo de Concertos com Prelúdios Científicos



Nos próximos dias 11 e 12 de novembro de 2021, terão lugar, no Porto (Mosteiro de São Bento da Vitória) e em Lisboa (Teatro Thalia), os concertos de abertura do novo ciclo MUSIC4L-MENTE, que explora o cruzamento entre a música e as neurociências em concertos de música de câmara com prelúdios científicos sobre a relação entre a música e o cérebro.

Entre novembro de 2021 e junho de 2022, quatro Quartetos de Cordas de excelência - Michelangelo, Hermès, Cosmos e Gropius – estreiam-se em Portugal e interpretam obras de referência de grandes compositores e quatro convidados e investigadores de renome internacional lançam temáticas sobre a relação íntima (fisiológica, terapêutica) entre a música (o som, o ruído) e o cérebro. É no cérebro que a música acontece, é nele que a interpretamos. Os concertos que se seguem aos prelúdios científicos colocam-nos à prova ao pôr-nos música na mente, a que acederemos mais despertos e informados.

Os quatro programas de MUSIC4L-MENTE, ciclo de assinalável dimensão internacional, tanto a nível musical como científico, realizam-se em novembro, janeiro, abril e junho no Porto, no Mosteiro de São Bento da Vitória, e em Lisboa, no Teatro Thalia.

Esta é uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Teatro Nacional São João e a DSCH Associação Musical, com curadoria do pianista Filipe Pinto-Ribeiro.

Para mais informações e compra de bilhetes, consulte aqui