Buscar

Coleção Utopia & Conhecimento - Utopia, Thomas More


O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o PÚBLICO, a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação e a editora A Bela e o Monstro, com curadoria de Luís Gomes, lançam hoje a coleção Utopia & Conhecimento que permite o acesso a seis obras essenciais do Humanismo.


Está já disponível com a edição do jornal PÚBLICO de hoje o primeiro livro da coleção, Utopia, do autor Thomas More,


Publicada em 1516, Utopia é uma obra fundacional que ajuda a compreender melhor outras obras publicadas na esteira da literatura utópica que nos últimos séculos se declinou em subgéneros (utopia satírica, distopia e a base da ficção científica). O Livro I de Utopia relata o encontro entre Thomas More, então sub-xerife de Londres, Peter Giles, editor e magistrado de Antuérpia, e Rafael Hitlodeu, marinheiro português e personagem de ficção, que contará no Livro II, a espantosa história da Ilha da Utopia, onde não existe nem propriedade privada nem dinheiro, e onde a organização da sociedade se alicerça no princípio da equidade e do bem comum. Inova também, quando abandona o plano da especulação teórica e nos mostra a sociedade em funcionamento, expondo a diferença entre exemplo e modelo. Os paradoxos que encerram os neologismos criados por More (“utopia”, que significa “não-lugar”, ou o nome da capital da ilha da Utopia, Amaurota, que significa “cidade sem habitantes”) são essenciais para percebermos a obra.


O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, fez uma retrospetiva deste lançamento com um artigo de opinião no Jornal Púbico. Para ler o artigo na integra aceda aqui 👉https://bit.ly/2Z9FHZt


Não perca a oportunidades de obter 6 livros de 6 autores que com muitos outros pensadores e homens de ação de todos os tempos, deram e continuam a dar forma à construção do pensamento da Europa e do Mundo, disponíveis às quintas-feiras com o jornal Público.