Buscar

Coleção Utopia & Conhecimento: 2º Volume



“Segundo a definição dos estoicos, a sabedoria consiste em fazer-se guiar pela razão; pelo contrário, a loucura, consiste em deixar-se levar pela inconstância das paixões. Para que a vida dos homens não seja triste e soturna, Júpiter deu-lhes mais paixões do que razão.”

Estará disponível com a edição do Público de amanhã, o segundo volume da coleção Utopia & Conhecimento.

Elogia da Loucura, de Erasmo de Roterdão.

Escrito em 1509 e publicado em 1511, o Elogio da Loucura é considerado um dos mais marcantes livros da história do Humanismo e na história do Ocidente. Escrito por Erasmo de Roterdão, humanista e teólogo, a obra intemporal disseca a natureza humana do ser da época que, apesar do tempo decorrido, em muito se assemelha ao ser atual. Uma sátira que adquire, posteriormente, traços mais sombrios, também sobre a doutrina católica e as práticas corruptas da Igreja Católica Romana da altura.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, fez uma retrospetiva deste lançamento com um artigo de opinião no Jornal Púbico. Se ainda não teve a oportunidade poderá ver o artigo na integra aqui 👉https://bit.ly/2Z9FHZt

Esta iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do PÚBLICO, da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação e a editora A Bela e o Monstro, com curadoria de Luís Gomes, permite o acesso a seis obras essenciais do Humanismo.